terça-feira, 22 de março de 2011

Hidrocarbonetos

 Os hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogénio. Se entre os átomos de carbono existem apenas ligações covalentes simples, chamam-se hidrocarbonetos saturados ou alcanos.

  • Alcanos:
O alcano mais simples chama-se metano. Cada molécula de metano tem apenas um átomo de carbono ligado a quatro átomos de hidrogénio: CH4.
Nestas moléculas dos alcanos só existem ligações covalentes simples, por isso, são designados hidrocarbonetos saturados. O nome deles termina sempre em ano.
Encontram-se no gás natural e no petróleo.



O propano e o butano utilizam-se como combustíveis domésticos.









  • Alcenos:
Os alcenos são hidrocarbonetos que têm uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono. O alceno mais simples chama-se eteno, ou vulgarmente, etileno. As suas moléculas têm uma ligação covalente dupla entre dois átomos de carbono. Estão unidos por ligações covalentes duplas. Chamam-se por isso, hidrocarbonetos insaturados. O nome deles termina sempre em eno.
Encontram-se na produção de álcool etílico e outros compostos orgânicos.

As bananas libertam eteno, o que acelera o crescimento de outros frutos, como o kiwi.








  • Alcinos:
Os alcinos são hidrocarbonetos que têm uma ou mais ligações triplas entre os átomos de carbono. O alcino mais simples é o etino, vulgarmente chamado acetileno. As suas moléculas têm dois átomos de carbono unidos por uma ligação covalente tripla, também são hidrocarbonetos insaturados. O nome deles acaba sempre em ino.
Encontram-se na produção de ácido acético e outros compostos de carbono.


Hidrocarbonetos de cadeia ciclíca:

Neste conjunto de hidrocarbonetos, os átomos de carbono ligam-se entre si formando anéis - são os hidrocarbonetos de cadeia fechada ou cíclica.
Exemplos:

-benzeno: cadeia cíclica saturada










-naftaleno: cadeia cíclica insaturada


Sem comentários:

Enviar um comentário