terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notação de Lewis

A notação de Lewis, como o próprio nome indica, foi proposta em 1916 pelo físico e químico norte-americano Gilbert Newton Lewis, que nasceu em Massachusetts, a 23 de Outubro de 1875, e que faleceu na Califórnia, a 23 de Março de 1946.
Esta notação consiste numa representação esquemática da camada de valência de cada átomo, isto é, representa-se o símbolo do elemento rodeado dos electrões de valência (representados por pontos num átomo e por cruzes no outro). Cada ponto ou cada cruz representa um electrão de valência ou electrão celibatário.

A notação de Lewis baseia-se na teoria de que certos átomos podem alcançar a estabilidade por compartilha de electrões ficando com uma estrutura estável, igual à de um gás nobre. Esta representação permite prever a formação de ligações químicas entre os átomos.

No caso mais simples da molécula de hidrogénio (H2), os dois electrões, provenientes um de cada átomo, deixam de ser pertença exclusiva de cada um, passando a ser compartilhados igualmente pelos núcleos dos dois átomos. É como se cada átomo de hidrogénio tivesse dois electrões em comum com o outro.
A notação de Lewis para cada átomo de hidrogénio é a seguinte: H• H x
Para a molécula de hidrogénio vem: HxH


Sem comentários:

Enviar um comentário